A intervenção de arquitetura paisagista incide sobre o espaço aberto, urbano, designado por Largo de São Pedro até às portas do Castelo de Leiria em zona classificada como monumento nacional.
A intervenção decorreu da necessidade de tornar mais fácil e claro o acesso ao Largo e ao Castelo. A par deste objetivo, existiu também a intenção de devolver ao Largo uma imagem mais próxima do que se pensa ter sido a original, medieval.
Tendo em consideração a sensibilidade arqueológica e patrimonial, os trabalhos foram acompanhados por equipas multidisciplinares de arqueologia e antropologia.
Os trabalhos que constituem a presente empreitada, incidiram na execução de novas infraestruturas enterradas; rede de água de abastecimento, rede de águas pluviais, rede de águas residuais, rede de telecomunicações e rede elétrica; desmonte da calçada e lajedo e posterior aplicação; revestimentos de pavimentos e capeamentos em lajedo de vidraço Ataíja, incluindo bancos em pedra maciça; trabalhos de contenção e estabilização de muralha medieval, incluindo reboco e pintura.