oliveiras
Projeto

Reabilitação do Açude no Rio Vouga - Infraestruturas Hidráulicas e Espelho de Água

Fotos

Info

A “Empreitada de Construção de Açude” tem como objetivo a construção de dois açudes em betão armado com comportas rebatíveis, com eixo de rotação da comporta sensivelmente ao nível do leito do rio, de modo a não prejudicar o escoamento do rio em situações de comportas abertas.
Cada um dos açudes será equipado com uma comporta com 13,0m de comprimento.

Para acesso foi previsto um passadiço em betão galgável em situações de cheia pelo que será executado sem qualquer gradeamento lateral.
O acesso pedonal entre os açudes será um caminho descarregador, com cota de soleira à cota 144,25m, ligeiramente acima do nível máximo admissível de pleno aproveitamento dos espelhos de água, 144,10m, e das cotas máximas das comportas totalmente fechadas.

Este caminho, que materializa um descarregador de soleira espessa tem duas funções principais, nomeadamente, a função de descarga auxiliar no escoamento dos caudais de cheia fora da época balnear e a função de descarregador de emergência, diminuindo a cota de cheia, em situações de inesperadas e descargas acidentais em que um caudal elevado escoa no rio sem que as comportas estejam abertas.

Como complemento ao caminho/descarregador a ilha central será regularizada, demolindo-se os afloramentos rochosos acima das cotas de projeto, de modo a não constituir nenhum impedimento ao escoamento na aproximação e após a descarga do caminho, respetivamente às cotas, 144,25m e 144,00m.

Para manobra e controlo das comportas foi prevista a construção de duas câmaras de máquinas e de controlo, estanques, uma em cada uma das margens e acessíveis, acima da cota de cheia centenária ou superior, a partir dos terrenos e arruamentos marginais.

O moinho existente será mantido e será executada uma nova conduta de adução de diâmetro
800mm.

Na frente de trabalho se executa primeiro a construção de Açude 1 “Margem Direita” e de seguida o Açude 2 “Margem esquerda”, e a obra contará com o seguinte desenvolvimento:

- Montagem estaleiro de apoio á obra
- Execução de ensecadeira em aterro para desvio do caudal do rio Vouga para a margem esquerda para criação de plataforma de trabalho
- Execução de demolições dos elementos existentes e dos afloramentos rochosos existentes para as cotas do projeto
- Execução dos desvios das infraestruturas que entram em conflito com a empreitada
- Execução da estrutura de betão armado conforme projeto
- Montagem de comporta – açude 1
- Com a conclusão da tarefa acima transcrita executaremos ensecadeira do açude 2, desviando o caudal do rio para a margem direita zona esta já construída
- De seguida executaremos as demolições dos elementos existentes
- Execução da estrutura de betão armado existente
- Revestimentos interiores e exteriores
- Montagem de comporta – açude 2 e respetivos equipamentos eletromecânicos e elétricos
- Montagem de serralharias e passadiço em deck
- Arranjos exteriores